Sec. Turismo e Cultura:

segunda-feira, 29 de março de 2010

Você sabia?


QUE O PETRÓLEO VAI ACABAR?

O petróleo é encontrado em bacias sedimentares resultantes do soterramento de antigos ambientes aquáticos. Pode ser encontrado nos estados sólidos, líquidos e gasosos.

É usado pela humanidade desde há muito tempo.
O petróleo, além de ser a principal fonte de energia do planeta, é importantíssimo e está presente em todo o nosso cotidiano. Com ele, as indústrias petroquímicas fabricam o plástico, a borracha sintética, os fertilizantes e os adubos usados na agricultura. Mas, essa grande dependência gera outras questões: o petróleo é uma fonte não-renovável de energia. Algumas previsões indicam que ele se esgotará em no mínimo dois séculos.
Edwin Drake encontrou petróleo em apenas 21 metros de profundidade, na Pensilvânia, Estados Unidos, e passou a comerciá-lo com as cidades (em substituição ao óleo de baleia utilizado na iluminação pública). O petróleo passou a ser consumido em quantidade crescente a cada ano. Junto com esse rápido consumo, surgiram companhias petrolíferas, atuando em todas as quatros fases econômicas de exploração: extração, transporte, refino e distribuição.
A partir da década de 30, diversas empresas estatais passaram a atuar diretamente nas quatro fases econômicas do petróleo, ou pelo menos em uma delas. Alguns países fizeram concessões para que as empresas estrangeiras atuassem no setor petrolífero. Exemplo: a Pemox, no México; a Petroven, na Venezuela; a Agip, na Itália.
No Brasil, com a criação da Petrobrás em 1953, estatizou-se a extração, o refino e o transporte. Em 1995, foi extinto o monopólio da Petrobrás.

CARVÃO MINERAL E GÁS NATURAL
A participação dessas fontes de energia aumentou significativamente a partir das crises do petróleo em 1973, 1979 e 1991, que levaram os países a substituí-los por outras fontes de energia.
O carvão mineral ocupa hoje a segunda posição e o gás natural a terceira no consumo mundial de energia.
O carvão mineral é uma fonte de energia muito abundante, o que o torna substituto imediato do petróleo em situações de crise e aumento de preços.
Mas, o carvão mineral acarreta grandes prejuízos ambientais ao planeta, pois a estrutura molecular do carvão contém enorme quantidade de carbono e enxofre que, após a queima vai para a atmosfera na forma de gás carbônico, que agrava o efeito estufa, sendo que o dióxido de enxofre é grande responsável pela ocorrência da chuva ácida.
O carvão mineral também é uma importante matéria-prima da indústria de produtos químicos orgânicos, que produz piche, asfalto, plásticos, etc.
O gás natural, além de ser mais barato e facilmente transportável em condutores, apresenta uma queima quase limpa, que polui pouco a atmosfera se comparada a do carvão e a do petróleo. E sua queima libera uma boa quantidade de energia, que vem sendo utilizada, cada vez mais, nos transportes e na produção industrial.
Obs: Toda esta fonte de energia não se renova e segundo especialistas está com os dias contados.
Os cientistas prevêem que o petróleo, nossa principal fonte de energia, dure até no máximo mais dois séculos.
Talvez você possa pensar... Bom mas até lá já nem existo mais nem ligo!
Mas te pergunto, e nossos filhos, netos, bisnetos etc, seremos nós tão egoístas assim que não pensemos nos nossos futuros descendentes? Acho que não!
Por isso devemos reciclar já, toda e qualquer forma de vida neste planeta.

Notícias anteriores